Ilhéus: Governo estadual inaugura Centro Vocacional Tecnológico no campus da Uesc

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Cacau foi inaugurado, nesta quarta-feira (21), pela Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no campus da Uesc, em Ilhéus, região cacaueira do estado. A unidade tem como objetivo ampliar possibilidades de produção da cadeia do cacau no território Litoral Sul da Bahia beneficiando cerca de três mil famílias da economia solidária em 26 municípios.

A inauguração contou com a presença de representantes de empreendimentos econômicos solidários atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, autoridades, membros da comunidade acadêmica e da sociedade civil.

Para o secretário da Setre, Davidson Magalhães, o setor produtivo de agricultura familiar só tem a ganhar com o investimento do CVT. “Queremos qualificar as pessoas. Aqui tem equipamentos para processar uma tonelada de cacau por mês para a produção de chocolate além de outros derivados. Esse é o papel do estado de fomentar, articular e dar apoio técnico e de crédito para a agricultura familiar e economia solidária agregando valor e desenvolvendo a região”, destacou.

O reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes, avalia a presença do CVT no campus universitário como uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimento. “O CVT Cacau é importante por que oportuniza uma interação muito maior entre a universidade e a comunidade externa, principalmente o setor produtivo de agricultura familiar, auxiliando na produção de tecnologia, geração e distribuição de renda”, acrescentou.

O coordenador do Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, vê no CVT um espaço para a produção de derivados do cacau. “Temos a certeza que aqui no CVT os empreendedores econômicos solidários da cadeia do cacau terão espaço para produzir. Será um local democrático e plural sob a gestão do Cesol com o intuito de aprimorar as técnicas produtivas e, consequentemente, ampliar a geração de renda”, completou o gestor.