Blog do Preto: Especialista fala sobre o trabalho e a eficácia do Personal Trainer a distância

Imagino que, nesta pandemia, o medo de se expor na rua somado às restrições de funcionamento das academias esteja tornando a tarefa de cuidar do corpo uma missão quase impossível.

As funções de quase todos nós, ao menos, se duplicaram - em especial as dos homens casados e com filhos -, andamos exaustos e, muitos de nós, engordamos bastante. Trata-se, portanto, mais de uma necessidade de cuidar da saúde, do bem-estar e do emocional do que de cultuar o corpo.

É, com certeza, a hora de impedir que alguma doença se instale. E, para isso, muitos homens já adotaram alguma modalidade remota de atividade física.

Para se ter uma ideia de como essa tem sido uma opção viável para muitos no mundo todo, todo ano o Colégio Americano de Medicina do Esporte – ACSM elabora o ranking mundial de tendências fitness. Em 2021, o treino online subiu da 26a posição para a liderança no levantamento feito com 4.377 especialistas, incluindo brasileiros.

No entanto, muitos homens preferem treinar com Personal Trainer. Será, porém, que dá para conseguir bons resultados e se engajar com serviço de consultoria online oferecido nesse período difícil da pandemia por alguns profissionais?

Para tirar essa dúvida e correr atrás do nosso prejuízo, resolvi conversar com Marlon Abboud, um profissional que conheci nas redes sociais, que se destacou ao dominar rapidamente esse modelo de trabalho, passando a investir exclusivamente nos treinos online.

Espero que ele tire suas dúvidas e você inicie, para ontem, o seu treinamento.

Entrevista: MP: Como você faz para que a experiência do treino online seja tão eficaz quanto o acompanhamento presencial? MA: Primeiramente, o formato de um treino online é muito diferente de um treino presencial. Porém, o resultado dependerá sempre da disciplina e compromisso do aluno. E é exatamente isso que fará com que o treino seja eficaz e traga excelentes resultados. Especificamente no meu caso, além de usar a tecnologia ao meu favor, com a utilização da minha plataforma de consultorias e demonstrações de vídeos de cada exercício, procuro levar, aos meus alunos, novas experiências, sempre trazendo combinações de exercícios diferentes e estímulos novos para o treino, pois, além de resultado, o treino torna-se motivante e eficaz.

MP: Quais os benefícios para quem se adaptou ao treino em casa ou em academia com Personal a distância? MA: São inúmeros os benefícios, tanto para o aluno quanto para o Personal Trainer. Para o aluno, seus horários se tornam mais flexíveis, e o compromisso do horário marcado com o Personal não precisa ser mais agendado. Além disso, o custo x benefício vale mais a pena do que os valores combinados pela hora/aula do Personal. Como ainda estamos vivendo tempos de pandemia, outro importante benefício é a segurança tanto para o aluno quanto para o Personal, pois não existirá mais contato físico e presencial. Para o profissional é importante saber que as consultorias online não são mais uma tendência, mas sim uma realidade. Por isso, ele precisa atualizar-se e entender que os treinos a distância se tornaram um novo modelo de negócios.

MP: Depois que o treino digital se tornou uma realidade, qual é a sua nova rotina para oferecer os treinos online aos seus alunos? MA: Hoje minha rotina é bem diferente de quando trabalhava em algumas academias. Me recordo de quando dava aulas presenciais, precisava me descolocar por toda cidade, muitas vezes os alunos faltavam ou chegavam atrasados, não conseguia ter tempo para almoçar e ainda precisava acordar muito cedo (5h da manhã) e ia dormir muito tarde. Além disso, trabalhava nos finais de semana e minha remuneração era muito inferior ao que consigo faturar hoje trabalhando no conforto de minha casa, sem ter que aguardar pelos atrasos dos alunos e tendo mais tempo disponível para mim.

MP: Quais os serviços que você oferece e qual o mais indicado para quem quer começar a treinar sozinho, com acompanhamento a distância, como eu? MA: O mais importante é você buscar ajuda de um profissional qualificado. Meu trabalho me dá a oportunidade de treinar vários perfis de alunos e alunas. Minha especialidade é trabalhar com quem deseja resultados de verdade, tanto com o emagrecimento quanto com o ganhar massa magra, independente se o aluno é iniciante ou avançado. Além disso, meus alunos conseguem escolher o local onde será o seu treino, seja em casa, no condomínio ou na academia. O mais importante é o aluno entender a importância de um treino bem planejado e a ajuda de um profissional que respeite a sua individualidade biológica.